Você planeja o seu dia? Você planeja a sua semana? Você planeja o seu mês?

Todos os dias tomamos diversas decisões desde o acordar até a hora de dormir. Que horas acordar? Desligo o despertador ou aperto a soneca? O que comer no café da manhã? Que roupa vestir? Qual sapato colocar?

Além dessas microdecisões que fazemos temos outras maiores que influenciam diretamente o nosso dia, como quais aulas vou dar hoje, se tenho que ir ao médico, se tenho que ir ao mercado, passar na papelaria, comprar um remédio, etc.

Todas essas atividades que temos que fazer, acabam ocupando espaço na nossa cabeça, do tipo, não posso esquecer de comprar tal coisa, não posso esquecer de ligar para fulano. E pior ainda, se a gente esquece nos dá uma sensação de incapacidade, de que não estamos dando conta de tudo.

Mas existem alguns jeitos de nos ajudar a resolver essas questões sem nos tomar muito tempo.

  1. Anotar na mão
  2. Lista de afazeres ( as famosas To Do List)
  3. Agenda
  4. Planner

Vamos começar com a mais simples de todas anotar na mão. Já tive várias amigas que quando não queriam esquecer alguma coisa faziam uma marquinha na mão, pode ser um X, ou até anotar um nome de uma pessoa.

É isso mesmo na mão, à caneta! E quais eram os motivos para anotar na mão? Elas diziam: Ah eu sempre olho pra minha mão, aqui não tem como eu esquecer. Esses são os pontos positivos mesmo.

Mas lista de pontos negativos é um pouquinho maior. A gente pode parecer meio louca com um monte de rabiscos nas mãos, não dá pra fazer uma anotação muito grande. Quando a gente for no banheiro tem que ficar tomando cuidado pra não lavar a anotação. E se a gente fizer só um X corre-se o risco de nem lembrar pra quê era aquele X. Mas já é um começo pra quem usava só a memória né?

Mas vamos falar do segundo jeito a lista de afazeres, são as famosas listas com os quadradinhos na frente para a gente ir marcando o que já foi feito ou não. Geralmente usamos uma folha para ir anotando, ou dá pra usar aplicativos também. Aí vamos lembrando das coisas que tem pra fazer e vamos escrevendo na lista: Comprar isso, ligar para fulano, passar na farmácia, fazer prova para turma X, comprar aquilo.

A lista de afazeres já é uma mão na roda para nos ajudar a lembrar do que temos que fazer, e é super fácil de fazer, só precisamos de um papel e caneta sempre a mão e ir anotando, e depois que fizemos é só ir marcando com um X ou ir riscando mesmo as tarefas feitas.

Alguns problemas que podemos ter com a lista, se a gente anota alguma tarefa que é não é pra esquecer mas não dá pra fazer ela hoje e todas as outras já foram feitas, podemos acabar carregando um papel todo riscado só com uma atividade ainda que não realizamos, ou podemos ir passando a limpo o papel todo dia, assim já vamos revendo o que precisa mesmo ser feito e o que não precisa.

Mas ele é ótimo pra nos dar aquela sensação de missão cumprida! Fiz tudo o que tinha que ser feito e não esqueci de nada. Mas fica um pouco mais difícil de gerenciar atividades programadas para mais longo prazo, tipo semana que vem, ou até mês que vem.

Então vamos falar das famosas agendas! Sim, igual aquelas que a gente usava na escola, que os professores usavam para mandar bilhetes pros nosso pais. Elas são ótimas para anotarmos as atividades que temos que fazer em cada dia, podemos ver um calendário do ano todo, podemos anotar os telefones mais importantes, os aniversários que não podemos esquecer.

Elas tem páginas para todos os dias do ano. Podemos fazer lista de afazeres para cada dia, podemos ver o nosso progresso na execução das tarefas, mas geralmente são enormes! E se a gente anota uma ideia, ela pode ficar perdida nas páginas de dias.

Então como eu faço para manter tudo organizado?

Te apresento o PLANNER!

O que é um PLANNER? E por quê esse nome em inglês? Calma, calma, já vou explicar.

O significado de planner do inglês é planejador. Parece que se encaixa com o que queremos fazer né? E ele também é usado como nome de um programa de gerenciamento de projetos. Hmmm parece que cada vez mais se encaixa no que queremos né?

O planner é parecido com a agenda mas com algumas seções específicas para podermos planejar o nosso mês, a semana e para acompanharmos o andamento de algumas metas.

A visão semanal do planner ajuda na organização de atividades que não fazem parte da rotina, pois fica mais fácil identificá-las e realizar as ações necessárias para elas.

Por exemplo todo mês você precisa ficar lembrando quando vence a conta do celular para não ficar sem ele. Todo mês você vai ficar preocupada, tentando não esquecer, etc. Mas se você anotar no seu planner no planejamento mensal, o dia para pagar a conta do celular em todos os meses você vai levar no máximo uns 5 minutinhos e não vai precisar ficar tentando não esquecer todo mês.

Outra coisa boa do planner é que você consegue mapear alguns hábitos que você estava querendo mudar, ou até começar.

Bom, é isso! Não importa qual meio você use para lembrar, o importante é não esquecer! Hehehehe

Fizemos um planner 2018. Se você quiser é só baixar, imprimir e começar a usar!

Planner 2019 já disponível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s