O que é STEM e STEAM Education?

O que é STEM e STEAM Education? 

Nos Estados Unidos no final da década de 90, início dos anos 2000, as autoridades perceberam o movimento da  revolução tecnológica e também uma grande diminuição de envolvimento e interesse dos adolescentes por áreas científicas e tecnológicas e uma defasagem na mão de obra do mercado e da nova indústria, surgindo assim o movimento STEM. Tais autoridades perceberam que os currículos das escolas eram engessados e não estava acompanhando essas mudanças. Podendo possivelmente acarretar em problemas econômicos e sociais. Por isso propuseram que algumas disciplinas fossem integradas ao currículo, sendo elas as disciplinas que formam a  sigla STEM Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) O movimento STEM se tornou a base para diversas reformas no currículo escolar americano que tinha como objetivo conectar todas essas disciplinas em uma só, para trabalhar com problemas da realidade, por exemplo, os alunos têm um desafio ou um problema para resolver, onde podem trabalhar com conceitos de engenharia e tecnologia e aplicar a ciência e a matemática. 

Team in social networks working vector illustration

Ainda que o STEM tenha sido uma inovação muito positiva no currículo, com o tempo notou-se que não era produtivo trabalhar apenas as áreas das ciências exatas.  Em 2006, integraram a letra A de artes para completar o conjunto, assim foi criada a abordagem STEAM. Os projetos desenvolvidos com a abordagem STEAM podem trabalhar a arte dentro de diversas vertentes como as humanidades, literatura, música, dança, cinema, teatro, linguagens, cultura, arquitetura, design, animação, fotografia, enfim… uma infinidade de possibilidades. 

steam (1)

O mais interessante da abordagem STEAM, é que ela pode ser utilizada em diversos contextos. A que a gente aqui da Yadaa acha mais legal é trabalhar com projetos pois é possível desenvolver um conhecimento que seja significativo e habilidades como trabalho em grupo, reflexão e resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento científico, criatividade, imaginação, inovação, capacidade de estudar e se adequar a diferentes situações que são essenciais para todo cidadão e um bom profissional de qualquer área.  

Para o aluno, o processo de aprendizagem dentro do STEAM é a iniciativa da descoberta, o porquê as coisas são como são e para isso temos etapas básicas como Investigar, Descobrir, Conectar, Criar e Refletir. Essa experimentação e vivência do pensamento científico pode acontecer por meio de brincadeiras ou até mesmo em projetos avançados interdisciplinares, fazendo com que a criança interaja, viva, analise, atue e transforme o seu entorno de forma colaborativa e responsável. E tudo isso é essencial para formarmos um indivíduo. 

Uma vez que estamos em um mundo que a informação está cada vez mais democrática e de fácil acesso, o professor precisa ensinar os alunos a compreender a informação e enxergar que aquela informação possui muitos outros desdobramentos além daquele apresentado. O papel do professor nessa abordagem é mais como um mentor que auxilia a organização, planejamento e estrutura dessas pesquisas e desenvolvimento do projeto.

E aí, você quer saber o que os professores da Yadaa, a primeira escola de STEAM Education do Brasil, acham dessa abordagem? 

Vem ouvir o nosso primeiro PODCAST. 

Anchor ; Spotify ; Apple Podcasts ; RadioPublic

1280px-Logo_of_YouTube_(2015-2017).svg

giphy

E comenta com a gente o que você achou =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s