Por que ensinar programação?

Aposto que muitos professores ficaram com uma pulga atrás da orelha ao ouvirem falar de ensino de programação nas escolas ou de programação para crianças. Isso pode assustar um pouco para quem não é da área e para os professores que cresceram em um ambiente escolar que nem computador existia, quem dirá aprender a programação. A proposta de hoje é acalmar um pouco esses corações preocupados e mostrar que a programação além de não ser tão difícil assim, tem vários benefícios, afinal, nós e nossos alunos já estamos totalmente dependentes da tecnologia então que tal aprendermos um pouquinho mais sobre elas e nos tornar mais críticos sobre o nosso uso?

Computador-Criança-hg-20101011

A programação auxilia na aprendizagem de outras disciplinas.

Aprender programação pode ajudar no desenvolvimento e aprendizagem de outras disciplinas. Podemos usar a programação para ensinar diversos conceitos de biologia, matemática, português, história, geografia… e assim por diante. 

O que parece mais interessante para você, fazer um trabalho escrito sobre a pesquisa sobre as células e o que as compõem ou trabalhar os conteúdos aprendidos nessa pesquisa através de uma animação ou um jogo?

ezgif.com-crop.gif

A programação auxilia na organização e planejamento.

Durante o processo de aprender programação, os alunos vão pensar na estrutura do programa, quais são seus objetivos, conceitos, ordem e assim por diante. Vão compreender que fazer um planejamento de onde vão partir e onde querem chegar, auxilia na organização do programa, deixando mais fácil e rápido concluir o objetivo caso tenha planejamento e organização. 

macdesk

A programação desenvolve habilidades importantes para o futuro

Os modelos de negócios e produção estão mudando. As fábricas possuem processos cada vez mais automatizados e que muitas vezes, necessitam de pouca mão de obra de pessoas, assim estamos sim sendo substituídos por máquinas e estamos sendo cada vez mais requisitados para aprimorar e fazer a manutenção dessas máquinas. 

ezgif.com-gif-maker

Então, que tipo de conhecimento devemos ensinar para os alunos? Será que as disciplinas regulares estão dando conta de capacitar esses jovens para o mercado de trabalho atual e do futuro?

profissional_futuro_siemens

Aprender programação além de auxiliar na organização e planejamento, ajuda no desenvolvimento de raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas, autonomia, criatividade, trabalho em grupo e diversas outras habilidades que são extremamente importantes para as profissões atuais e do futuro. 

Ensinar programação auxilia na democratização da tecnologia e do uso da mesma. 

Estamos imersos em um mundo cheio de tecnologia e que a cada momento somos bombardeados de novidades, novos produtos, aparelhos, widgets e assim por diante que prometem facilitar e melhorar as nossas vidas. Aprender sobre essas tecnologias, como funcionam, como são produzidas é extremamente importante para termos uma opinião e uso consciente delas.

0_zVgRkRb1YALxjUGZ

Os professores aqui da Yadaa falaram um pouquinho sobre esse tema. 

Vem dar uma conferida =D

Anchor ; Spotify ; Radio Public ; Apple Podcast

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s