Por que usar programação por blocos?

E aí, tá querendo começar a programar ou ensinar programação para os seus alunos e não sabe por onde começar? Que tal começar a programar pela programação por blocos?

A linguagem de programação por blocos é um excelente recurso para quem está interessado em ensinar e aprender programação. Se você nunca ouviu falar desse tipo ou linguagem de programação, pode até levar ela ao pé da letra, porque ela é muito semelhante à bloquinhos de lego que podem ser conectados para formar estruturas de programação.

3555331_1440x1080

Essa linguagem foi criada para democratizar a programação e o acesso a ela, principalmente para crianças e adolescentes, além de desenvolver conceitos de programação, lógica e pensamento computacional.  Atualmente é possível encontrar ferramentas que utilizam a programação por blocos para criar jogos, animações, histórias, assim como programar robôs, arduíno e aplicativos de celular.

Gostaríamos de dar algumas dicas de ferramentas para que vocês possam explorar esse universo mágico e apaixonante que é a programação. 

Code.org

O site https://code.org/ é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas e aumentar a participação das mulheres e das minorias não representadas. Esse site além de gratuito, conta com um currículo para professores se nortearem na hora de dar aula. Lá também encontramos cursos para diversas idades e com nível de dificuldades diferentes, usando personagens já conhecidos de filmes da disney e jogos de celular (como Frozen, Star Wars, Angry Birds e MineCraft). Suas lições geralmente tem um objetivo específico para ser alcançado e ela já sugere um número máximo de blocos, assim as crianças vão percebendo que mesmo conseguindo alcançar o objetivo de diversas formas, sempre há uma maneira mais simples ou usando um código menor. 

https://www.youtube.com/watch?v=sDg32zIlHrM&list=PLzdnOPI1iJNcvzsEOQPT1ZgDoOY6OAvGE&index=20

E caso seu inglês e dos seus alunos ou filhos não esteja não afiado, não se preocupe, essa plataforma tem tradução para diversas línguas. 

Scratch https://scratch.mit.edu/

O Scratch também é uma ferramenta gratuíta e foi desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Nela é possível criar jogos, animações, histórias em 2D através da programação. O Scratch é uma excelente plataforma para testar e aprender conceitos de programação, incentivar que as crianças dêem voz a criatividade e permitir que as crianças coloquem em prática conceitos de outras disciplinas que estão aprendendo na escola.

Aug-02-2018-11-52-17

Imagina que legal se o seu aluno fizer um jogo sobre a Revolução Francesa ao invés de escrever um longo trabalho sobre o que aprendeu sobre o assunto?

Para exemplificar melhor, vou colocar um jogo real, que uma criança nesse Brasilzão fez. Procurei “Revolução Francesa” no search do site do Scratch.

revolução

Apareceu esse jogo do YuOk. Olha que legal! 

https://scratch.mit.edu/projects/228639360/

Procure por outros temas para se inspirar. Que tal você professor montar um jogo ou animação sobre seu conteúdo escolar? Tenho certeza que seus alunos vão adorar. 

O Scratch possui uma versão offline (caso não tenham acesso a internet) e tradução para diversas línguas. 

E aí, gostaram das indicações?
Escute nosso podcast e vem saber o que a gente acha e gostam da programação em blocos. 

Castbox Spotify ; Anchor ; Podcast AppleRadioPublic

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s