A importância da aprendizagem informal

Você já conheceu alguém que não gosta de aprender? 

Alguns autores da psicologia, afirmam que o ser humano é um detentor de uma motivação intrínseca para aprender. 

Aprender é uma palavra que carrega diversos significados. Para muitas pessoas já remete a imagem da escola e infelizmente para alguns a escola nem sempre é prazerosa.

32515-78210

Mas… Será que tudo que precisamos aprender está na escola? Será que é só a escola que ensina? Existem outras formas de aprender além da que é aplicada na escola?

Primeiro, vamos definir um pouco melhor o que é a aprendizagem.

A aprendizagem é definida como um processo que nos permite atribuir significados às interpretações das suas experiências de vida e vão nos orientar em ações futuras. Aprender algo nos transforma e essa transformação nos permite perceber e interagir com o mundo de uma maneira diferente da anterior. Olhando por uma perspectiva cognitiva, a aprendizagem é um processo de reestruturação de percepções e conceitos, onde articulamos o novo e o que já é conhecido. Em diversos momentos aprendemos através de um modelo ou exemplo, inconscientemente, nós, seres humanos, acabamos imitando alguns comportamentos através da observação.

SoulfulSharpAllosaurus-max-1mb

Pensando nisso, vou voltar ao meu questionamento anterior, será que só aprendemos na escola? Já te respondo que não! 

Na escola e em espaços semelhantes, temos um tipo de aprendizagem que é formal. Este tipo de aprendizagem geralmente envolve um currículo, uma estrutura e ordem a ser seguida com conteúdos previamente definidos. Quando concluídos recebemos um certificado ou algum símbolo para marcar esse encerramento. 

giphy (3).gif

A aprendizagem informal, por outro lado é tudo que não é aprendizagem formal. É o tipo de aprendizagem que acontece de forma natural na vida, nos mais diversos locais e situações, como jogar um jogo de video game ou observando alguém cozinhar. Normalmente essas atividades não tem a intenção, nem o objetivo de gerar aprendizagem e na maioria das vezes nem nos damos conta que estamos desenvolvendo conhecimento, habilidades e aptidões quando realizamos essas atividades, porém, como disse anteriormente, nós estamos aprendendo a todo momento. 

Foi com a aprendizagem informal que aprendemos a falar a nossa língua, o modo como aprendemos a ser quem somos, a forma como aprendemos a nossa cultura. Toda experiência que você agrega se torna repertório para a construção do seu aprendizado e sua futura vivência. Quanto mais formos expostos a diferentes ambientes, situações, vivências, mais vamos aprender.

0_zHjZrAA_yUI6Gwm_

E na escola não temos aprendizagem informal? 

Ela pode acontecer na escola também, mas geralmente não é o objetivo do espaço. A aprendizagem informal vai vir com as relações entre as pessoas e os ambientes e não com os conteúdos que estão sendo ensinados. 

E olha que incrível, estamos vivendo numa era que temos acesso a internet! Estar conectado nos permite participar de uma rede que une pessoas de diversos locais, culturas, vivências diferentes há poucos cliques no teclado e mouse. Hoje podemos nos juntar, comunicar e aprender praticamente qualquer coisa na internet. Todo esse conhecimento e conexões nos ajudam a pensar, atuar e interagir com o mundo das mais diversas maneiras. 

Olha como é importante e a potencialidade disso tudo na nossa formação. 

Sabe aquela pessoa que diz que não gosta de aprender? Diga que ela não deixa de aprender em nenhum momento da vida. 

Vem conferir um YadaaCast sobre o assunto.

Links:

Anchor; Spotify; Apple Podcast; RadioPublic

Participantes: 

Aninha, Elvis, Jerônimo e Thamine

Edição: 

Luan Dianderas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s