Professores de tecnologia precisam de feedback?

Pode parecer meio maluquice mas as aulas de tecnologia, ainda mais aquelas que envolvem conteúdos que os alunos se interessam e os deixam em uma postura mais ativa, normalmente causam uma empolgação e grande animação por parte dos alunos, ainda mais quando eles conseguem ter um resultado final como um robô, jogo ou animação. Às vezes até parece aula de Hogwarts. 

27163657070295

Então será que esse encantamento nas aulas e reações dos alunos é o suficiente para garantir que estamos dando uma boa aula? 

É muito comum em diversos ambientes de trabalho os empregados receberem feedbacks, ou seja, uma resposta ou reação dos seus supervisores sobre o andamento do trabalho. Na escola isso também acontece, mas geralmente elas vem junto com os resultados das avaliações dos alunos o que não pode ser o melhor critério para avaliar a nossa prática. 

Então o que podemos fazer para saber se estamos dando uma boa aula? 

Vou citar aqui 4 maneiras diferente para ajudar você a descobrir.

1 – Auto avaliação

BLOG_Como-fazer-uma-autoavaliacao-e-porque-isso-e-importante-para-a-carreira

Dentro do nosso planejamento da aula, precisamos sempre pensar em qual é o nosso objetivo com essa aula, o que gostaríamos de alcançar ou desenvolver nos nossos alunos. Repensar a aula, se os objetivos e conteúdos foram alcançados, como os alunos se sentiram durante a aula. Os momentos de aprendizagem não se limitam apenas pela alegria, ânimo e satisfação dos alunos, então nesse momento é sempre importante levantar pontos bons da aula assim como o que poderia melhorar. 

2 – Convide alguém para assistir a sua aula

tenor

Pergunte para algum professor ou colega de trabalho se eles podem assistir a sua aula ou até mesmo alguém da coordenação. É importante nesses momentos entender  que a presença desse profissional na sala de aula é para nos auxiliar a chegar nos nossos objetivos. Converse com ele sobre os objetivos da aula, peça comentários críticos, pontos de melhoria e/ou até alguma sugestão para complementar o assunto, atividade, conceito. Essa troca pode ser muito vantajosa e com certeza vai ajudar você a chegar nos seus objetivos. 

3 – Feedback anônimo dos alunos

É possível lançar uma pesquisa online para os alunos responderem e opinarem sobre as aulas, como eles se sentem durante as aulas, coisas que mais gostam ou menos gostam e assim por diante. Por ser anônimo,os alunos ficam mais à vontade para  expressar a opinião deles..

4 – Filmar as aulas

markers_large

Converse com a sua coordenação sobre a possibilidade de filmar as aulas. Com o vídeo podemos avaliar inclusive nossa linguagem corporal, a linguagem corporal dos alunos e ele é um recurso que vai te ajudar a prestar mais atenção em todos os alunos da sala, inclusive aqueles mais quietinhos, que às vezes não chamam tanto a atenção  quanto o resto da turma.

tenor (1)

E aí, você conhece ou já recebeu outras formas de feedback para as suas aulas? 

Compartilha aqui com a gente!

Aproveita e escuta o nosso podcast também. 😉

Links

Anchor.fm ; Spotify ; RadioPublic ; Apple Podcast

Participantes: 

Aninha, Elvis, Jerônimo e Thamine

Edição: 

Luan Dianderas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s