Professor deve ter medo da tecnologia?

Hoje em dia, usamos a internet e o celular para diversas atividades do dia a dia. Pedir delivery, pagar contas, conversar com as pessoas, ler notícias e assim por diante. Acho que não é novidade para ninguém que a internet e os widgets transformaram a nossa maneira de nos relacionar com as pessoas, organizar, comprar produtos e nos informar. Porém toda essa tecnologia e imediatismo tem gerado também a tecnofobia. 

E o que é a Tecnofobia? 

“Tecnofobia é o medo, resistência ou aversão à tecnologia, seja por falta de qualificação para o uso, traumas psicológicos, motivos religiosos, resposta intuitiva à novidade ou medo de ser substituído profissionalmente por uma máquina.”

gJj42Y.gif

Acho que quando eu citei a tecnofobia poucas pessoas se identificam pois imagino que elas já associam essa palavra com uma situação com essa e afinal elas consomem a internet no seu dia a dia, também utilizam as redes sociais e recorrem a ela para se informarem. 

Mas quando falamos sobre a ser substituído profissionalmente por uma máquina, esse pode ser um medo mais frequente nas pessoas. E não querendo desanimar, mas isso pode mesmo acontecer caso você professor não se atualize, se transforme e evolua suas aulas.

Robô Engkey

Seus alunos chegarão cada vez mais informados e preparados e há poucos cliques no celular, podem fazer pesquisas sobre o que você está tentando ensinar e proibir o uso do celular ou computadores nas aulas, não parece uma alternativa muito viável.A escola é um espaço de formação curricular, pessoal que deve ensinar também sobre viver em sociedade. Estamos presentes e vivendo em uma era muito tecnológica e nós professores não podemos ficar de fora, vou te dar alguns motivos tornar suas aulas mais tecnológicas. 

Usar a tecnologia dentro da escola, torna o aprender muito mais interessante e conexo com o mundo atual. As tecnologias podem tornar toda a experiência de aprendizado mais eficaz pois além de mais dinâmico, é mais interativo, criativo e pode ser um ambiente de muita cooperação entre os alunos.

Além de auxiliar os alunos, ela também pode te ajudar a ampliar e aprimorar seu conhecimento. 

A tecnologia estimula experiências mais ricas dentro e fora do ambiente escolar e será uma grande aliada na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e para a modernização do ensino.

217815-aprenda-como-desenvolver-um-projeto-de-tecnologia-na-educacao

No novo episódio do YadaaCast, conversamos bastante sobre o medo da tecnologia e como lidar com ela. Vem escutar!

Links

Anchor.fm ; Spotify ; RadioPublic ; Apple Podcast

Participantes: 

Aninha, Elvis, Jerônimo e Thamine

Edição: 

Luan Dianderas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s