É possível aprender jogando?

Sempre escutamos alguns adultos reclamarem dos filhos, sobrinhos, netos e afins que eles só ficam no vídeo game ou jogando pelo celular. Sejam esses jogos Candy crush, Pokemon Go, Clash Royale, Mario Bros e até mesmo os da velha guarda como os jogos de tabuleiro, tenho certeza que todos que já tiveram acesso alguns desses jogos, já ficaram viciados e passaram várias horas interagindo com esses dispositivos. 

jogando-wii-fit-fail

Os jogos podem ter um caráter educacional ou apenas de entretenimento (como os citados acima), mas é inegável que eles podem nos auxiliar para aprender línguas diferentes, fazer contas, associar espécies, aprender sobre geografia, programar, contar histórias e desenvolver coordenação motora grossa e fina, raciocínio lógico, pensar em estratégias e assim por diante. O mais incrível de tudo isso, grande parte das vezes nem percebemos que estamos aprendendo, estamos apenas passando o tempo e nos divertindo.

Gif Jogando Dama com Chocolate

É claro que nós como professores adoraríamos que nossos alunos ficassem tão envolvidos nas aulas quanto eles ficam quando estão jogando, será que nós não podemos analisar esses jogos por uma vertente e pegar alguns elementos deles para aplicar nas nossas aulas? 

BLOG_Gamificacao-na-educacao-670x419

Jogos com personagens cativantes e personagens de filmes e animações criam bastante empatia, isso torna mais fácil desenvolver envolvimento com o público, assim as crianças se envolvem bem mais com o jogo e atividade.

digitalfoundry-2019-new-super-mario-bros-u-deluxe-tech-analysis-1547041450709

Criar um ambiente que as crianças podem testar suas hipóteses e tentar várias vezes realizar o mesmo desafio (passar da mesma fase) além de podermos trabalhar com pontuação de acordo com a conclusão e resolução de desafios. Provavelmente você se lembra o quanto era gostoso conquistar as estrelinhas da professora quando você era criança, mesmo sendo muito simples e sem grandes tecnologias envolvidas.

 Ganhar as estrelinhas da professora gera emoções bastante parecidas com as geradas ao jogar, porém essas emoções são muito mais rápidas e frequentes. Trazer elementos dos jogos para a aula de aula pode deixar seus alunos mais motivados e engajados para aprender a disciplina e tornar o clima da sala mais colaborativo e harmonioso.

6166301b70939e24ecdfcd257949b56f

E aí, você acha que é possível aprender com jogos de qualquer tipo? 

Se você quiser saber mais sobre a gamificação, comenta aqui em baixo também!

Aproveita e confere nosso podcast sobre o tema. 

Links

Anchor.fm ; Spotify ; RadioPublic ; Apple Podcast

Participantes

Host: Thamine 

Psrticipantes: Jerônimo, Elvis e Aninha

Edição

Luan Diandeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s