Habilidades que um professor de tecnologia precisa ter

Um professor de tecnologia é muito diferente de um professor de outras disciplinas? Para se tornar um professor de tecnologia, o que é necessário saber/fazer? Será que para ser um professor de tecnologia, precisamos desenvolver habilidades diferentes das habilidades que já usamos para ser um professor de uma disciplina curricular da escola básica? 

Aqui na Yadaa, listamos algumas habilidades que consideramos essenciais para qualquer professor, especialmente para um professor de tecnologia. 

Curiosidade 

giphy (1)

Podemos colocar a curiosidade como uma busca pela informação. Esse instinto natural dos seres vivos, faz com que exploremos o universo ao nosso redor e façamos associações com outras informações que a gente já possui. A curiosidade é um aspecto que está diretamente ligado à exploração, investigação e consequentemente ao aprendizado. Podemos falar, inclusive que ela é um desejo de entender o que ainda não se conhece. 

A curiosidade é intrínseca aos seres vivos, mas por muitas vezes, ela pode ser desestimulada durante a trajetória de vida. 

É extremamente importante que como professor, você seja uma pessoa curiosa, estimule a sua curiosidade e estimule seus alunos a serem curiosos também. 

Como podemos estimular a curiosidade nos nossos alunos? 

Quem assistiu O Castelo Rá Tim Bum, com certeza lembra do Zequinha fazendo diversas perguntas como “Por que se eu uso seus óculos eu enxergo tudo engraçado?” e “Por que as lentes são grossas?” e “Por que as pessoas precisam usar óculos?” 

Às vezes, esse exercício de estimular a curiosidade dos alunos vai te fazer sair um pouco, ou bastante, do roteiro da aula, mas permita as perguntas, auxilie os alunos no caminho para chegar às respostas. Crie um ambiente que fazer perguntas e testar é permitido e  É um exercício bem interessante de fazer inclusive consigo mesmo. 

Desapego

Exatamente pelo motivo citado acima, é extremamente importante que você, professor, desapegue em casos de desespero se você sair do seu planejamento/cronograma inicial. 

giphy (3)

Não estou falando que não é necessário um planejamento/cronograma para as aulas, mas tem alguns ensinamentos que não podem esperar. Nos questionamentos e estímulo da curiosidade do aluno, é muito mais provável que ele aprenda o que está sendo ensinado e faça a correlação correta com o seu conteúdo/aula. 

Empatia

Dentro da aula de tecnologia, temos diversas maneiras de ensinar o mesmo conteúdo. Não estou falando apenas sobre metodologias, mas que tal você procurar o que toca o seu aluno e fazer aulas que terão mais sentido para o grupo? A tecnologia auxilia bastante esse processo por ser muito versátil. 

Aumente seu repertório

Busque informações e relações entre as coisas, seja atraído pelo conhecimento. 

Quanto mais coisas você souber, melhor sua aula, mais correlações você pode fazer para que seus alunos aprendam mais e melhor. 

Seja um eterno estudante!  

Além das habilidades gerais, é muito importante que você possua domínio técnico sobre o que está tentando ensinar. Se aperfeiçoe na área, aprenda a transpor seu conhecimento de uma maneira atraente para o aluno… 

Prepare e planeje a sua aula, nesse processo é possível até pensar nas possíveis dúvidas que os alunos terão, quais os melhores exemplos/projetos para os auxiliarmos no caminho da construção do conhecimento. 

UnfitAchingCatbird-size_restricted

(Alias, olha que maneira legal de mostrar como acontece um relâmpago. Muito melhor que desenhos na lousa usando giz, você não acha?) 

Que tal estimular seus alunos para criarem uma simulação dessas nas aulas sobre fenômenos naturais?

raw

Os professores da Yadaa trocaram uma ideia sobre o assunto. Quer dar uma conferida?

Links:

Anchor.fm ; Spotify ; RadioPublic ; Apple Podcast

Participantes: Aninha, Elvis e Thamine

Host: Jerônimo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s