Como usar a internet a favor das suas aulas

Atualmente, estar conectado é praticamente uma demanda social. Acredito que ninguém vai se opor quando falamos que a internet e a tecnologia facilitaram e transformaram a nossa vida e a maneira com que interagimos com o mundo. Em questão de segundos podemos ter acesso a notícias de diversos lugares do mundo, participar de cursos, escutar música, ver filmes e principalmente nos relacionar com as pessoas. 

a55c90f95ed6c4f769af313ab66d64a1

No ambiente escolar e familiar, é muito comum, escutarmos as pessoas reclamando sobre o tempo que a criança ou adolescente permanece conectado e que essa ação pode trazer vários malefícios também, mas será que nós que somos adultos, pais e professores sabemos o que estamos fazendo na internet e como ela funciona?

unnamed-1

 A internet é algo relativamente novo e essa nossa interação com ela é mais novo ainda. É muito comum gastarmos mais tempo que o desejado nas redes sociais por exemplo, por que elas foram projetadas para nos mostrar os nossos assuntos favoritos e mostrar mais coisas parecidas e às vezes os 5 minutos que planejamos em olhar as redes sociais se transformam em 30 minutos. 

iPhone-Scroll-Instagram-Scandinavia-Standard

Essa falta de clareza sobre como a internet funciona e o nosso consumo dela podem gerar obstáculos internos ou externos para nós professores que queremos inserir as tecnologias nas aulas. Imagina propor uma atividade com celulares em uma escola que proíbe o uso pelos alunos? Como fazer os alunos interagirem com a atividade e não usarem outros aplicativos durante a aula? Ou propor um fórum ou grupo no facebook para os alunos interagirem e dissertarem sobre os conteúdos das aulas para uma comunidade de pais que querem que os filhos diminuam o tempo conectados?

prevenir-adiccion-internet

A primeira coisa que podemos fazer nesses casos é expor e conversar sobre o assunto. Ajudar os agentes escolares a entenderem como funciona as tecnologias e a internet, trazer essas questões para um debate é extremamente importante para que todos nós repensemos sobre o nosso consumo e nossas atividades. 

Promover o debate e os questionamentos 

Debater e questionar sobre os assuntos incentiva e ajuda os alunos a questionarem e desenvolver uma postura mais ativa e isso pode ser transposto para qualquer momento posteriormente e lembre-se, na internet podemos encontrar a resposta de quase tudo, deixe que eles pesquisem também sobre como funciona os algoritmos e sobre consumo ativo e passivo na internet. 

Ser um produtor de conteúdos

20150430-MINHA-BIBLIOTECA-Pais-alunos-e-professores-conectados-pela-tecnologia

Já que passamos tanto tempo online e nas redes sociais, que tal propor para os alunos criarem uma página no instagram/facebook ou um canal no youtube e ao invés de produzir um cartaz ou trabalho escrito sobre o que aprenderam, façam publicações sobre o conteúdo. Além de se aprofundarem ainda mais no conteúdo, os alunos poderão aprender sobre design, edição de fotos e vídeos, síntese do conteúdo, visibilidade e o poder das hashtags e assim por diante. 

Usar ferramentas de pesquisa

Com certeza pesquisas online já são ferramentas que os professores utilizam para que os alunos façam algum trabalho que complemente o assunto trabalhado em sala, e é muito comum que os professores façam sugestões de fontes confiáveis para que os alunos realizem essas pesquisas. Que tal se algum dia propor que os alunos pesquisem sobre determinado assunto sem limitar essa fonte?

shutterstock_685893376

Com certeza aparecerão inúmeras páginas falando sobre esse assunto e nem todas conterão verdades, e o professor pode auxiliar os alunos por esse caminho de construir o conhecimento, saber filtrar e buscar mais informações, questionar sobre o que estão lendo. Um dos grandes problemas atuais da internet são as fake news e nós que somos consumidores da internet precisamos aprender a verificar quem são nossas fontes e até mesmo buscar em diversas fontes para ver se um conteúdo é verdade e procurar se aprofundar no assunto. Promover esse tipo de espaço para os alunos é extremamente importante para engaja-los nos conteúdos e desenvolver uma postura ativa na internet. 

writer-problems6

Saiu um novo Yadaacast sobre esse assunto, quer dar uma conferida? 

Links

Anchor.fm ; Spotify ; RadioPublic ; Apple Podcast

Participantes: 

Aninha, Elvis, Jerônimo e Thamine

Edição: 

Luan Dianderas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s